sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Classificação da Tabela Periódica





A tabela periódica dos elementos químicos é a disposição sistemática dos elementos, na forma de uma tabela, em função de suas propriedades. São muito úteis para se preverem as características e tendências dos átomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de átomos e das moléculas deles formadas, ou entender porque certos átomos são extremamente reativos enquanto outros são praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio iônico, energia de ionização.
A tabela periódica relaciona os elementos em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos ou famílias, em ordem crescente de seus números atômicos.

As fileiras horizontais na tabela periódica são chamadas períodos e as  colunas verticais são chamadas grupos. A primeira coluna (grupo 1) da tabela periódica é a dos metais alcalinos e a última coluna (grupo 18) é a dos gases nobres.

As propriedades dos elementos do mesmo grupo são semelhantes.

Existem sete períodos e são:
• 1º: Camada
K
• 2º: Camada
L
• 3º: Camada
M
• 4º: Camada
N
• 5º: Camada
O
• 6º: Camada P
• 7º: Camada
Q

Na Tabela Periódica , os elementos químicos também podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas, de acordo com sua configuração eletrônica: 


- Elementos representativos ou típicos (o último elétron é colocado em subnível s ou p): grupos A. Estão nos extremos da tabela .

- Elementos de transição (o último elétron é colocado em subnível d , apresentam subnível d incompleto) : grupos 1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B. Estão localizados no centro da tabela periódica.
- Elementos de transição interna (o último elétron é colocado em subnível f; apresentam subnível f incompleto). Estão divididos em duas classes:
Lantanídeos (metais terras raras): grupo 3B e 6º período. Elementos de Z = 57 a 71.
Actinídeos: grupo 3B e 7º período. Elementos de Z = 89 a 103.

- Metais: Eles constituem a maioria dos elementos da tabela. São bons condutores de eletricidade e calor, são maleáveis e dúcteis, possuem brilho metálico característico e são sólidos, com exceção do mercúrio. 

- Não-Metais: São os mais abundantes na natureza e, ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor e eletricidade, não são maleáveis e dúcteis e não possuem brilho. 
 
- Gases nobres: grupo zero ou 8A ou 18.
 Os grupos mais conhecidos são :
1A: Metais alcalinos
2A: Metais alcalinoterrosos
6A: Calcogênios
7A: Halogênios

Hidrogênio: O hidrogênio é um elemento considerado à parte por ter um comportamento único

Nenhum comentário:

Postar um comentário